sexta-feira, 8 de julho de 2011

Crianças e tarefas domésticas: uma dupla possível!

As férias escolares estão chegando e, com elas, a oportunidade perfeita para dividir com as crianças as tarefas domésticas. À primeira vista, uma grande alegria para os pais e uma fonte de decepção para os pequenos. Afinal, como convencê-los a abrir mão, por poucos momentos que seja, das brincadeiras para arrumar a mesa, varrer a sala, levar o lixo para fora... Pode parecer uma missão impossível e fonte de muito desgaste – mas não é!

Comece estimulando as crianças a guardar os brinquedos depois de usá-los
Por incrível que pareça, os principais responsáveis pela falta de participação da garotada são os próprios pais, que preferem fazer as atividades sozinhos a gastar tempo, paciência e dedicação ensinando-a. “Desde pequeninos eles precisam ser inseridos no contexto da limpeza e arrumação do lar, mostrando que isso beneficia a todos. Comece com os brinquedos, estimulando-os a guardar após o uso para que estejam à mão quando precisarem. Colocar as roupas no cesto também é um hábito que pode ter início na primeira infância, uma época em que a vaidade e a vontade de estar “bonitinho´ já aparecem. O melhor argumento? Ninguém fica bem de roupa suja!”, explica Anyara Lasheras, psicóloga clínica de São Paulo.
À medida que elas vão crescendo, as ações podem – e devem – se tornar um pouco mais trabalhosas. Arrumar a cama, aguar as plantas, tirar a mesa após as refeições e lavar o quintal são algumas atividades a serem compartilhadas por toda a família. Segundo Anyara, uma boa dica para envolver as crianças é criar um quadro semanal de tarefas, que, ao serem cumpridas integralmente, darão direito a um prêmio, que pode ser um presente simples, como um belo sorvete, ou um passeio no fim de semana. “Não se trata de pagar pelo serviço, mas sim de mostrar a elas, de uma forma saudável, que somos recompensados quando as metas são cumpridas. Assim, já as preparamos para o futuro, para o mercado de trabalho”, diz.
Vale ressaltar que o exemplo é essencial. Ver os pais trabalhando em casa e sendo chamadas a fazer parte desta rotina permite que as crianças se sintam úteis e realizadas pelos resultados conquistados – que são muito visíveis. “Também não deixe de elogiar. A partir dos sete anos, cada elogio vale por dez e se traduz em dedicação e maior afinco na próxima atividade”, conclui a psicóloga.

Um comentário:

  1. Oi Vivi,

    Bem legal essa dica. Aqui nos EUA admiro muito o costume que os pais tem de educar e treinar os filhos desde pequeninos a ajudar nas tarefas. Cuidei de kids por um bom tempo, e eles nao podiam sair do playroom enquanto nao juntassem os brinquedos, e quanto aos elogios isso eles fazem desde bebes, se pega um objeto certo, se anda direito, se fala certo, qq coisa, eles recebem elogios " Good job" aqui eh empregado o tempo inteiro!

    Embora eu ja tenha pegado esse habito tb, demorei um pouco para acostumar, ja que nossa cultura nao temos tanto elogios ao fazermos coisas certas!

    bjinhos

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar "De tudo um pouco"
Fico muito feliz com o seu carinho. Volte sempre!
There can be miracles, when you believe!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

***A força
da sua inveja,
é a velocidade
do meu sucesso
e a certeza da minha Vitória!!!***