quarta-feira, 16 de março de 2011

Praticar atividade física só traz benefício para a vida

7 comentários:


Quem pratica atividade física ao longo da vida só tem benefícios a colher. Os exercícios são essenciais para o indivíduo ter uma vida longa e saudável. 

Tudo no dia a dia requer condicionamento físico. Desde uma simples caminhada. A diferença entre uma pessoa que se movimenta e outra que nunca fez exercício físico é notória. 

Saiba as vantagens que uma pessoa ativa tem sobre um sedentário: 

. As pessoas ativas têm menos gordura corporal 

. Tem um incremento da massa muscular 

. Incremento da densidade óssea 



. Mais flexibilidade 

. Melhora da autoestima 

. Aumento da capacidade cardiorrespiratória 

. Diminuição do estresse e da ansiedade 

. Diminuição no consumo de medicamentos 

. Melhora na pressão arterial 

. Melhora da insônia 




Exercícios aeróbicos, de três a cinco vezes por semana, com duração de 40 a 50 minutos, com intensidade leve a moderada ajuda a diminuir a pressão arterial. Dentre os exercícios ideais para o hipertenso estão a caminhada, a corrida e a natação. Os cardiologistas recomendam no entanto que o paciente se submeta a um exame minucioso antes de começar a atividade. 


Os médicos são a favor do exercício principalmente para os jovens hipertensos, que são difíceis de obedecer a prescrição médica de tomar remédio. Praticados de forma regular, os exercícios aeróbicos conseguem regular a pressão do hipertenso eliminando a necessidade de ele tomar medicamentos para ela. 



Ao contrário dos exercícios aeróbicos, os isométricos, como luta corporal e levantamento de peso são prejudiciais à musculatura do coração do hipertenso. 



Dentre os benefícios da prática de exercícios regulares estão: 



. diminuição da viscosidade do sangue 



. redução da tensão arterial em repouso 



. redução da tensão arterial durante o exercício 



. emagrecimento 



. elevação do colesterol HDL (bom colesterol) 



. diminuição do LDL (mau colesterol) 



. perda de sal e água do corpo através do suor 


Cuidado com o sal

A gestante deve economizar nas pitadas


Foto: Fábio Castelo /
Objetos: Andréa Silva /
Culinária: Silvia Marques /
Agradecimentos: Nelise Ometo
e Roupa de Mesa
Reduzir o consumo de sódio é uma garantia de saúde na gestação. O recado vale até mesmo para as grávidas que não tenham problemas de pressão. Isso mesmo. Ir com cautela ao saleiro contribui para que todo o sistema circulatório funcione a contento. Sal demais faz com que a sede venha com intensidade. E, quanto mais água ingerida, maior será o volume de líquidos em circulação, o que favorece os inchaços.



Redobrar os cuidados na gravidez também ajuda a afastar o perigo da hipertensão gestacional, que pode levar ao parto prematuro e prejudicar o bebê. É muito importante que você converse com seu médico a respeito desde as primeiras semanas.


Mas, veja bem, não é preciso comer refeições insossas. Basta evitar os excessos. Uma dica é encher as receitas de ervas e de temperos, como a cebola e o alho, que enchem o prato de sabor e de substâncias protetoras. 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

***A força
da sua inveja,
é a velocidade
do meu sucesso
e a certeza da minha Vitória!!!***