terça-feira, 3 de maio de 2011

Leite: fundamental ou dispensável?

6 comentários:


Especialistas divergem sobre necessidade de a bebida fazer parte da dieta

(60% de votos positivos)
Desde pequenos, ouvimos que o leite é importante para o desenvolvimento. Porém, será que ele continua sendo fundamental na vida adulta? A questão é polêmica e, enquanto a maioria dos especialistas defende a bebida, por ser rica em nutrientes, outros acreditam que o leite de animais como a vaca deve ser dispensado da dieta por gerar reações alérgicas.
Para a presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (Abai), Ana Paula Castro, as pessoas sem problemas relacionados ao consumo do leite não têm por que deixar de ingerir a bebida.
Já a especialista em nutrologia clínica Denise Carreiro argumenta que o cálcio não é o único responsável pela formação da massa óssea. Ele compartilha esta função com mais de 20 outros nutrientes que o leite da vaca não possui.
“No Japão, as pessoas não possuem o hábito de tomar leite, e os índices de osteoporose são baixos. Como fica isolado, o cálcio lácteo não se fixa tão bem quanto o de cereais integrais – arroz, milho, aveia, trigo –, feijões (feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico) legumes e verduras. Por isso, ele é dispensável”, explica.

Reações alérgicas ao leite

Segundo Denise, são 25 as reações que uma pessoa pode ter ao ingerir a bebida. Elas são causadas pela dificuldade em absorver certas proteínas que são estranhas ao nosso organismo. Essas substâncias entram na corrente sanguínea, deixando a pessoa mais vulnerável a doenças, afirma a especialista.
“Claro que a avaliação precisa ser individualizada, no consultório, mas já acompanhei inúmeros pacientes com problemas como rinite, sinusite e gastrite que, poucos meses após abandonarem o consumo de leite, deixaram de apresentar os sintomas alérgicos”, diz.
Ela cita um estudo publicado em 2001 no "Jornal de Pneumologia", da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, que envolveu 17 crianças com pouco mais de um ano de idade alérgicas a leite de vaca. Todas tiveram problemas como asma e faziam ruídos durante a respiração após começarem a beber o líquido. Os sintomas sumiram quando elas passaram a ingerir alimento de soja.


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

***A força
da sua inveja,
é a velocidade
do meu sucesso
e a certeza da minha Vitória!!!***