segunda-feira, 16 de maio de 2011

Evite problemas respiratórios

9 comentários:
Vamos falar dos problemas respiratórios.
Eu sofria de problemas respiratórios. Tive asma desde os 15 anos de idade o que veio a ocasionar a minha parada cárdio respiratória aos 32 anos, que já contei nestes 2 posts:


Esse é o momento de esclarecer algumas dúvidas sobre inverno e doenças respiratórias.





Quando o frio chega, é sempre o mesmo transtorno: aumentam os casos de resfriados, gripes e alergias em crianças e adultos

(100% de votos positivos)

Ao contrário do que muitos acreditam, a culpa da alta incidência de gripes e resfriados durante o inverno não se deve exatamente às baixas temperaturas, mas, sim, à aglomeração de pessoas em lugares pouco ventilados. Um ônibus que costuma andar com as janelas abertas durante o verão, por exemplo, fica mais abafado nos meses de frio, facilitando a proliferação de vírus e bactérias.
Para a pneumologista Mônica Corso Pereira, membro da Sociedade Paulista de Pneumologia, a melhor forma de evitar o aumento das infecções virais dessa época é a vacinação contra a gripe e a pneumonia. “Essas vacinas são disponibilizadas pela rede pública de saúde para os grupos mais afetados pelas doenças, como os idosos, mas é bastante recomendável que o resto da população procure uma clínica particular e também faça uso delas”, orienta a médica.
Asmáticos, fumantes e pessoas com problemas respiratórios como enfisema e bronquite crônica devem ter cuidados redobrados durante o inverno. Como elas já têm a saúde respiratória debilitada, as baixas temperaturas características da estação podem ser mais prejudiciais. Cardíacos e quem possui problemas renais também merecem um cuidado especial.
Pessoas alérgicas devem evitar bichos de pelúcia, tapetes e cortinas de tecido, por serem objetos que geralmente não ganham a atenção extra de que precisam na hora da limpeza. Nesse sentido, tê-los por perto significa contribuir para o desencadeamento de doenças respiratórias. Se possível, mantenha a decoração o mais simples possível, facilitando a limpeza.
Para evitar problemas respiratórios durante o inverno, o segredo é apostar na limpeza, na circulação do ar, na umidade e no fortalecimento das defesas naturais do corpo. Confira algumas medidas simples que podem ajudar na prevenção de doenças nessa estação:
1. Mantenha uma dieta equilibrada, com muitas frutas e legumes – são as vitaminas desses alimentos que fortificarão as defesas naturais do seu organismo.
2. Pratique atividades físicas regularmente, como caminhadas, pilates e exercícios aeróbicos.
3. Consuma bastante líquido, mesmo que a sede diminua de modo significativo durante o frio.
4. Evite aglomerações e locais fechados sempre que possível – esses ambientes, abafados e sem ventilação, propiciam a proliferação de vírus causadores de gripes.
5. Durma em um quarto limpo. Se for alérgico, troque a vassoura, que espalha muito a poeira, pelo pano úmido.
6. Mantenha a casa arejada, com janelas e cortinas abertas por, pelo menos, algumas horas por dia.
7. Use umidificadores de ar ou toalha molhada no quarto à noite para diminuir a baixa umidade do ar, prejudicial às vias respiratórias.
8. Lave cobertores, mantas e casacos que ficaram guardados por muito tempo antes de usá-los novamente.
9. Higienize as mãos várias vezes por dia.
10. Mantenha o interior do carro limpo. Muita gente cuida da casa, mas esquece que o carro também pode se transformar em um paraíso dos ácaros
Com esses cuidados, enfrentar o inverno pode ser mais simples e muito mais saudável. Previna-se!

    LinkWithin

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    ***A força
    da sua inveja,
    é a velocidade
    do meu sucesso
    e a certeza da minha Vitória!!!***