terça-feira, 21 de junho de 2011

Superando a demissão

4 comentários:


Saiba como enfrentar esta fase difícil, dar a volta por cima e reencontrar seu espaço no mercado de trabalho3

Estar desempregado é uma das experiências mais difíceis na vida de um profissional. Do abalo na autoestima − por ter sido demitido − às dificuldades financeiras que em geral acompanham o processo, esse é um período realmente complicado. Porém, reverter esse quadro é possível! Veja com dar a volta por cima e encontrar um novo emprego.
 Fortaleça sua autoestima 
— Não se isole nem se afaste dos amigos, da vida. “Lembre-se de que você realizou uma série de contribuições ao longo da sua carreira. Escreva em um papel todas as suas conquistas profissionais”, ensina a psicóloga Fátima Rossetto, diretora da área de Desenvolvimento de Liderança da DBM Brasil.

— Acorde cedo todos os dias, arrume-se como se fosse trabalhar normalmente e siga uma rotina. Nunca fique de pijama o dia todo em casa vendo TV; pelo contrário, envolva-se em atividades que estejam relacionadas à sua recolocação profissional.
Em busca do novo emprego
— “Agora é o momento de se organizar e ter disciplina para buscar outras oportunidades de trabalho”, aconselha Fátima. Analise quais são seus interesses, ou seja, onde pretende focar sua atenção, e observe quais são as empresas que oferecem esse tipo de oportunidade.

— Avalie sua trajetória profissional, destaque seus pontos fortes e suas principais habilidades. Além disso, reflita sobre seus pontos fracos e suas limitações.
— Pesquise o mercado atual e descubra as tendências futuras. Coloque todas essas informações no papel.
— Inicie sua adequação ao mercado. Faça cursos, participe de palestras e encontros profissionais para melhorar seus pontos fracos e retomar seus contatos.
— Faça um planejamento de todas as etapas necessárias para o seu retorno ao mercado. Crie uma rotina de atividades, incluindo estudos, pesquisa de emprego na internet, nos jornais e nas empresas de recursos humanos. Planeje e cumpra cada passo.
— Prepare um excelente currículo. Leia tudo o que puder sobre elaboração de currículo e inclua nele todas as suas habilidades e experiências. “Mas faça um documento objetivo, claro e com boa estética. Evite fazer um currículo sucinto demais ou excessivamente longo e cansativo”, ensina Fátima.
— Quando conseguir marcar uma entrevista, prepare-se da melhor maneira possível. Primeiro, procure descobrir tudo o que puder sobre a empresa em questão, o mercado em que ela atua, seus projetos futuros e principais concorrentes. Depois, cuide da aparência, apresentando-se de forma adequada e bem cuidada. Procure transmitir confiança, segurança e motivação. “É importante, também, desenvolver empatia com seu entrevistador, já que a opinião dele será decisiva para sua contratação”, avisa a psicóloga.

É preciso poupar— As finanças pessoais, durante essa fase, devem assumir um perfil emergencial. “Os gastos essenciais devem ser mantidos, mas apenas para garantir a manutenção das necessidades básicas, como alimentação, saúde e contas de consumo, por exemplo, água e luz”, ensina o economista Márcio Rodrigues, professor da empresa Investeducar.
— Corte os gastos com lazer e adie viagens e compras, mesmo que essas despesas estejam previstas no orçamento. “Agora é a hora de reforçar as reservas financeiras”, alerta Márcio.
— Observe se é o caso de trocar bens, por exemplo, substituindo o carro atual por um modelo mais barato e econômico.
E, sobretudo, tenha paciência. Estar desempregado realmente é uma fase difícil, mas deve ser visto dessa forma: como uma fase. Com dedicação, empenho e confiança em si mesmo, em breve a situação irá se reverter e você terá muitos motivos para comemorar.

Siga as dicas e boa sorte!

    LinkWithin

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    ***A força
    da sua inveja,
    é a velocidade
    do meu sucesso
    e a certeza da minha Vitória!!!***