sexta-feira, 24 de junho de 2011

Fique por dentro dos alisamentos e tinturas

6 comentários:

Ao conhecer melhor os procedimentos, será mais fácil escolher o ideal para você e ter cabelos de arrasar!

(80% de votos positivos)

Guia de alisamentos

A tecnologia de produtos cada vez mais sofisticados permitiu que as mulheres pudessem ter qualquer tipo de cabelo. Nos anos 1980, quando todo mundo buscava a originalidade trazida pelo movimento Black Power, os permanentes fizeram a cabeça das mulheres.
Hoje, quando a maioria deseja fios lisos, são os alisamentos que fazem sucesso.
Alisamento é todo processo químico que deixa os fios mais lisos. Escovas progressivas, definitivas, de chocolate, fios de seda e relaxamento são apenas tipos de alisamento. Até mesmo a chapinha que você usa em casa pode ser entendida como um tipo de alisamento!
Os alisamentos podem ser divididos em três categorias:
Temporários: Chapinha, escova, touca e todas as outras técnicas que desaparecem assim que você entra no chuveiro e que são conquistadas de maneira física, e não química. A duração média é de dois dias, até você lavar o cabelo novamente.
Progressivos: Essa categoria concentra a maior parte dos tratamentos da moda, como escovas de todos os sabores e nacionalidades, progressivas e relaxamentos. A duração média é de três meses, período em que o produto gradativamente sai do cabelo em razão das lavagens e do crescimento.
Definitivos: Esse é o procedimento mais duradouro e chega a permanecer nos fios por mais de um ano, precisando apenas de retoques na raiz. O resultado também costuma ser um fio mais liso; porém, menos natural do que o da escova progressiva.
Além dos alisamentos físicos, como escovas e chapinhas, todos os outros usam substâncias químicas que desestruturam as cadeias internas do fio para conseguir modificar sua estrutura. Esse é um procedimento agressivo, mas não necessariamente ruim para a saúde dos fios, sobretudo se for feito de maneira correta.
Alguns desses procedimentos podem até ser feitos em casa, mas o ideal é sempre consultar um profissional e jamais misturar produtos. Se o seu cabelo já está com um alisamento à base de amônia, por exemplo, não é aconselhável misturar outro de hidróxido de sódio, hidróxido de cálcio, lítio ou guanidina sem orientação.

Guia de colorações

Para saber o melhor tipo de coloração para você, dois fatores devem ser avaliados: a cor natural do cabelo e a cor que você quer pintar. Quanto mais escuro e liso o cabelo for, mais difícil será tingi-lo. Já um cabelo claro e poroso é o que recebe tintas com menos dificuldade.
Os tipos de tintura ainda estão relacionados ao tempo que cada produto consegue permanecer no cabelo:
Permanente: Clareia o cabelo em até quatro tons abaixo da cor natural e escurece o quanto você quiser. Recomendada para cobrir os fios brancos, por exemplo. A cor original volta a aparecer na raiz, em média, em três meses.
Semipermanente: Revitaliza e intensifica a cor do seu cabelo, mas não clareia, uma vez que tem pouco oxidante. Grande parte das tintas vendidas no mercado e na farmácia é desse tipo. A cor sai progressivamente no banho e precisa ser retocada em dois meses.
Temporária: Funciona como uma maquiagem, pois colore apenas de modo superficial, não contém amônia nem oxidante e não cobre os fios brancos nem altera drasticamente a cor. Estão nesse grupo os tonalizantes, as rinsagens e a henna. Duram até um mês.
Os tonalizantes são as tinturas mais comuns no mercado. Eles possuem uma quantidade bem pequena de água oxigenada e não apresentam alto poder de fixação. Apesar disso, são muito usados, porque não estragam o cabelo.
Já a henna é o processo mais natural e menos agressivo de todos; por isso, pode ser usada até mesmo por mulheres grávidas. Ela dá volume aos fios e intensifica os tons. 

Cabelo com química precisa de tratamento especial

Mesmo quando feitos da maneira correta, os alisamentos e colorações deixam os cabelos mais frágeis. Para mantê-los fortes e saudáveis, é necessário utilizar produtos específicos para cabelos químicos.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

***A força
da sua inveja,
é a velocidade
do meu sucesso
e a certeza da minha Vitória!!!***