terça-feira, 9 de agosto de 2011

Como ter uma gestação saudável e tranquila!

8 comentários:

Preparar e cuidar do corpo e da mente contribuem para uma gravidez mais tranquila e saudável

 gravidez é a fase em que a mulher se prepara para o futuro papel de mãe. E como toda transição, este é um período marcado por incertezas e inseguranças, tanto em relação ao corpo quanto à chegada do bebê. Mas com a adoção de alguns cuidados antes e durante a gestação, é possível garantir o bem-estar físico e emocional durante os nove meses.



Quando a gestação é planejada, a primeira atitude a ser tomada pelo casal é marcar uma consulta com o médico, que fará avaliações clínicas e solicitará exames para verificar o estado de saúde da futura mamãe. “Algumas alterações no organismo podem aumentar os riscos de má-formação, abortos ou parto prematuro”, explica o ginecologista e obstetra José Bento de Souza. A partir do momento em que a gravidez é confirmada, é importante que a mulher faça o pré-natal, realizando exames como análises de sangue e ultrassom, para verificar o desenvolvimento do bebê e detectar qualquer problema na saúde da mãe. “Durante a gestação, o médico deverá prescrever, também, algumas vitaminas capazes de suprir as necessidades nutricionais diárias”, afirma o médico.
Outro cuidado essencial é manter uma alimentação equilibrada, que garanta ao bebê todos os nutrientes para o seu desenvolvimento e previna ocorrências como anemia, hemorragias e diabetes gestacional. “O cardápio deve incluir alimentos ricos em proteínas, ferro, cálcio e ácido fólico, e, preferencialmente, ter baixo teor de gordura. O ganho de peso, até o final da gestação, deve oscilar entre nove e doze quilos”, diz o especialista. Por isso, é importante evitar o consumo de refrigerantes, frituras e doces.
Atenta ao corpo e à mente
Mesmo com o aumento de peso controlado, a elasticidade da pele pode chegar ao seu limite. E, com isso, suas estruturas – colágeno e elastina – não conseguem suportar a pressão e se rompem, dando origem às estrias. Para evitar essas marcas, use as loções hidratantes e óleo de amêndoas. A combinação de creme concentrado e óleos especiais garante a hidratação necessária e mantém a elasticidade da pele. Capriche principalmente na barriga, glúteos, coxas e seios, áreas do corpo onde as estrias costumam aparecer na gestação.
A prática de atividades físicas moderadas e de baixo impacto, como caminhadas, alongamentos e hidroginástica, também é recomendada. Os exercícios preparam a musculatura e a respiração para o parto, previnem inchaços e dores lombares e ainda ajudam no controle do peso. Mas, atenção: é preciso consultar o médico antes de iniciar qualquer atividade física.
Para uma gravidez tranquila, é fundamental cuidar, inclusive, das alterações emocionais, comuns durante esse período. “A mulher fica mais sensível, ansiosa e insegura, e sofre com oscilações de humor. Atividades como a leitura de bons livros, que tragam informação específica sobre as mudanças causadas pela gravidez, bem como a participação em cursos para gestantes, ajudam a diminuir a sensação de insegurança e medo”, explica Josie Zecchinelli, psicóloga especializada em gravidez.


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

***A força
da sua inveja,
é a velocidade
do meu sucesso
e a certeza da minha Vitória!!!***