quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Hoje é o aniversário de São Paulo!

16 comentários:
A minha cidade linda hoje está comemorando 458 anos!

E vou dar algumas dicas do que você pode fazer por aqui...

Conhecida como a cidade das oportunidades, dos negócios e da agilidade, São Paulo também se caracteriza pela diversidade cultural, gastronômica e social. Você já ouviu uma missa em japonês? Já passeou de trólebus pelo centro histórico? Você já pensou em ler São Paulo através de suas magníficas obras arquitetônicas, museus, igrejas e teatros que rodeiam a Paulicéia Desvairada?

Foto 1 de 44 - Monalisa Lins/UOL
Para comemorar os 458 anos de São Paulo, o “Turismetrô” oferecerá na quarta- feira (25) ao público cinco passeios culturais gratuitos (Liberdade, Luz, Praça da Sé, Paulista e Theatro Municipal) para quem deseja conhecer a cidade. Os turistas percorrerão a região da Sé, Paulista e Theatro Municipal às 9h, e Luz e Liberdade, às 14h.
Outra novidade é um passeio gratuito de trólebus pelo centro histórico de São Paulo, passando pelo Edifício Itália, Edifício Martinelli, Banespa, Avenida São João, Ipiranga. O ponto de partida será o Pateo do Collegio e a viagem terá duração de 40 minutos. Serão distribuídas senhas a partir das 8h30 e o tour será das 9 às 16h.
Como funciona o “Turismetrô”
Criado em 2006, pela São Paulo Turismo em parceria com o Metrô-SP, o “Turismetrô” disponibiliza cinco roteiros culturais gratuitos (custo apenas dos bilhetes de metrô, sendo no máximo três), com saídas sempre aos sábados e aos domingos da estação Sé de metrô. Acompanhados por guias bilíngues os turistas percorrem os principais pontos culturais da cidade, como: Catedral da Sé, Páteo do Colégio, Igreja São Bento, Museu de Arte de São Paulo, Casa das Rosas, Theatro Municipal, Estação da Luz, Museu de Arte Sacra, Templo Sukyo Mahikari, Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, entre outros.
O projeto se mantém principalmente por meio do “boca a boca”, o que representa 34,9% na divulgação do programa. “Ao final de cada roteiro os turistas recebem um questionário para avaliarem o passeio”, conta a guia turística Mariana da Luz Ferreira. No dia em que a reportagem do UOL acompanhou o roteiro da Praça da Sé, havia apenas dois turistas no grupo. “É a minha primeira vez em São Paulo e quero conhecer todos os atrativos da cidade, afinal, passamos a vida vendo tudo acontecer aqui na metrópole, como se fosse Nova York”, conta o servidor público, Daniel Coutinho, de Porto Alegre, que descobriu o tour após uma busca na internet.

Veja alguns pontos históricos de São Paulo

Theatro MunicipalCatedral da SéSecretaria da Justiça
“Fiquei sabendo dos passeios por uma amiga e resolvi percorrer por São Paulo”, conta o colombiano Jorge Uriel, que visitou a região da Luz e da Paulista. Um grupo de Fortaleza também aproveitou a vinda à capital do comércio para apreciar alguns pontos culturais –“Ficamos sabendo dos passeios por meio do boleto de táxi. Achei que não valia a pena vir até São Paulo sem conhecer os pontos turísticos”, afirma Bárbara Gurgel, que fez questão de fazer novos amigos durante o passeio e fotografar cada detalhe.
  • Monalisa Lins/UOL
    As irmãs cariocas, Mariland Accurso e Marilene Accurso, ficaram impressionadas com as belezas e riquezas de São Paulo (2011)
Inicialmente o projeto tinha o objetivo de atrair os paulistanos, mas acabou ganhando turistas de outros estados do Brasil e também de fora. No primeiro trimestre de 2011, apenas 65% das pessoas que moram na cidade realizaram o tour. “A intenção era incentivar os moradores de São Paulo a conheceram sua cidade e preservá-la, mas acabou trazendo visitantes e estudantes”, conta a guia do “Turismetrô” Maria Pinho.
O bancário Marcelo Constantino, 44, conta que resolveu conhecer a cidade que mora, após cansar de ser chamado de “caipira” pelo irmão. Ele também aproveitou para levar o pai. “Nunca gostei do centro de São Paulo, achava feio... Resolvi fazer o passeio para saber da parte histórica e descobrir as curiosidades.” O contador Raphael Santos também ficou surpreso com as peculiaridades da “sua terra”: ”Mesmo morando aqui me sinto ignorante sobre a cultura da metrópole.”
As irmãs cariocas, Mariland Accurso e Marilene Accurso, também ficaram impressionadas com as belezas e riquezas de São Paulo -- “Estamos encantadas com a civilidade das pessoas e com a limpeza. Tenho a impressão de aqui se vive melhor. No Rio de Janeiro há muito beleza natural, mas não dá para vivenciar, pois tem muito vândalo”.

Serviço:
Nos finais de semana, basta ir até o balcão do “TurisMetrô” na estação Sé com pelo menos 20 minutos de antecedência do horário da saída dos grupos, escolher um dos roteiros (Sé e Luz) disponíveis aos sábados; (Paulista, Liberdade e Theatro Municipal) aos domingos e adquirir o número de bilhetes do metrô necessários.
Os passeios tem duração de 3h cada, para grupos de até 25 pessoas.
Roteiro Praça da Sé - Saída aos sábados às 9h.
Roteiro da Luz - Saída aos sábados às 14h
Roteiro da Paulista - Saída aos domingos às 9h
Roteiro do Teatro Municipal - Saída aos domingos às 14h
Roteiro da Liberdade- Saída aos domingos às 14h
Mais informações:
(0xx11) 2958-3714 - segunda a sexta, das 8h às 17h
(0xx11) 7716-5141 - segunda a sexta, das 9h às 18h; sábado e domingo, das 8h às 17h

PARABÉNS SÃO PAULO!!!!!!!!!!



LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

***A força
da sua inveja,
é a velocidade
do meu sucesso
e a certeza da minha Vitória!!!***