domingo, 1 de abril de 2012

Conheça os cuidados necessários com cada objeto do seu kit manicure

6 comentários:


Antes de falar sobre os cuidados com seu kit manicure, devo lembrar à todos que está rolando um sorteio super legal em parceria com a Merheje (2 vencedores - alicates e esmaltes lindíssimos) e outros sorteios que vocês não podem perder CLIQUE AQUI e participe!




Alicate, tesoura e lixa precisam ser bem conservados para manter as unhas belas e saudáveis


POR MANUELA PAGAN

Fazer as unhas em casa nem sempre significa estar livre de todos os perigos de higiene que o salão oferece. A má conservação dos objetos pessoais pode predispor a proliferação de bactérias. Sem contar que emprestar a lixa a uma amiga e outros gestos corriqueiros também podem trazer micro-organismos para o seu nécessaire. "O uso de material não esterilizado aumenta o risco de contaminações por fungos e bactérias, causando micose e processos inflamatórios nas bordas das unhas", afirma a dermatologista Gabriela Casabona, membro Sociedade Brasileira de Dermatologia. Para prevenir esses problemas, o Minha Vida preparou uma lista com os cuidados que você deve ter com cada item do seu kit unhas
Tesoura de unha 

Assim como os outros objetos de metal, a tesourinha deve ser sempre lavada com água e sabão, higienizada com álcool e fervida em água após o uso. Esse cuidado é de extrema importância para qualquer material que seja cortante, já que pode cortar a pele e contaminar o sangue com bactérias, explica a dermatologista Gabriela. Também é melhor guardar esses objetos em um estojo próprio, para eles não perderem o corte. 
Lixa 

Quando uma amiga quebra a unha, você se apressa em pegar a lixa na bolsa para emprestar? "Esse simples ato pode causar todo o transtorno de uma micose nas unhas", alerta a dermatologista Andreia. Junto com os restinhos de unha, alguns fungos podem se instalar na lixa, aumentando riscos de contaminação. Além disso, quando você for guardá-la, esses micro-organismos podem passar para outros objetos do seu kit.  
Lixas de pé 

Muita gente deixa a lixa de pé ou a pedra-pomes na prateleira do banheiro para aproveitar os benefícios da água quente do banho para o amolecimento da pele. Mas esse tipo de armazenamento é péssimo, já que locais quentes e úmidos são perfeitos para abrigar bactérias, fungos e outros micro-organismos. "O ideal é guardar os objetos todos bem sequinhos em nécessaire ou caixinha longe de luz, umidade e calor excessivo", recomenda a dermatologista Andreia. Respeite também o prazo de validade do produto, que costuma ser industrializado e conter essas informações na embalagem. 
Palitinhos 

Opte pelos palitinhos de metal ao invés dos palitinhos de madeira para retirar o excesso de esmalte nas laterais das unhas e até mesmo empurrar a cutícula. "O metal permite a esterilização e elimina as bactérias", conta a dermatologista Andreia. Já os palitinhos de madeira são difíceis de secar e viram a colônia perfeita para elas.  
Esmaltes 

De olho na validade: o esmalte pode durar cerca de dois anos, mesmo em uso. O ideal é sempre usá-los enquanto a textura ainda está cremosa para garantir um acabamento mais bonito. O frasco que é aberto várias vezes vai engrossar mais rápido, mas isso não quer dizer que ele está impróprio para o uso. A dermatologista Gabriela também afirma que esse é o único produto do kit manicure que pode ser emprestado sem que haja risco de contaminação. 


Toalha 

Paninhos usados para enxugar as pontas dos dedos não devem nunca ser guardados logo após o uso. Elas acumulam restos de pele e de unhas que facilitam a proliferação de bactérias. Sem falar na umidade: prefira usar toalhas descartáveis ou lavar as de tecido, preferencialmente com água quente, logo após o uso.  
Hidratante 

O melhor hidratante é aquele que vem em bisnagas - atentando-se sempre à data de validade. Os produtos disponíveis em potes com tampas de rosquear fazem com que você coloque a sua mão inteira no pote para pegar o creme. Isso pode levar restos de unha e pele para dentro do recipiente, o que não é nada higiênico.

Tenham uma excelente semana!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

***A força
da sua inveja,
é a velocidade
do meu sucesso
e a certeza da minha Vitória!!!***