domingo, 10 de novembro de 2013

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL COMEÇA DENTRO DE CASA

4 comentários:

Confesso à vocês que eu gostaria de ter uma alimentação mais saudável, comer menos doces, mais legumes frutas e verduras e menos gorduras.
Faço o possível mas sou vidrada por doce. Mesmo assim procuro comer somente uma vez por semana. Faço o uso de adoçante em sucos, cafés e em alguns doces que vão ao fogo uso adoçante culinário. Já tenho o costume, nem sinto aquele gostinho diferente que todos falam que é de remédio.Acho que é questão de costume mesmo, no começo é ruim, mas ao longo do tempo não dá mais pra diferenciar do açúcar.
Procuro comer pouco e várias vezes ao dia, de 3 em 3 horas, assim pelo menos consigo manter meu peso porque tenho tendência a engordar. 
Achei essa matéria no PORTAL VITAL e gostei muito
Espero que seja útil para vocês.





A primeira lição que as crianças recebem sobre alimentação saudável começa em casa, com os costumes da família. As preferências, o tamanho das porções e os horários das refeições são definidos com o cotidiano familiar. Porém, a rotina agitada nem sempre permite que pais e filhos estejam juntos à mesa e que a escolha dos alimentos seja equilibrada.

Ao mesmo tempo em que o acesso às diversas opções de alimentos no mercado facilita uma alimentação completa e balanceada, há também opções atrativas para o consumo, como refrigerantes, salgadinhos industrializados e doces, mas pouco ou nada saudáveis. Com alto teor de açúcar, sódio e gorduras, tornam a dieta infanto-juvenil pobre em nutrientes. O consumo exagerado e prolongado destes alimentos pode levar ao desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, como a diabetes, pressão alta e, até mesmo, obesidade.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma alimentação equilibrada precisa ter entre 55% e 75% de carboidratos (presentes principalmente nos grãos e cereais), de 15% a 30% de gorduras (priorizando as insaturadas) e até 15% de proteínas (encontradas em alimentos de origem animal e em leguminosas como feijão, ervilha, lentilha, grão de bico e soja). Portanto, é preciso atenção no momento da montagem do prato e do cardápio do dia.

O comportamento alimentar deve ser cultivado desde os primeiros anos de vida. Neste sentido, é importante observar a saciedade da criança e não impor mais alimento do que ela necessita. Desta maneira, a criança aprende a identificar quando está com fome e quando está satisfeita. Outra boa prática é apresentar opções saudáveis e também saborosas, como sucos de frutas naturais, bebidas à base de soja, legumes no vapor, arroz colorido, feijão e saladas que podem levar molhos prontos para dar sabor aos alimentos. Em uma época de refeições rápidas e padronizadas, como os alimentos que encontramos nos restaurantes e lanchonetes fast food, os costumes adquiridos dentro do lar são uma forma eficaz de combater a obesidade infantil.

 

Especial Alimentação Saudável

 

Confira as dicas sobre alimentação saudável, exercícios físicos e combate à obesidade.



LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

***A força
da sua inveja,
é a velocidade
do meu sucesso
e a certeza da minha Vitória!!!***